top of page

Viva Da Vinci #1

Depois de 2 anos, finalmente terminei de ler a biografia de Leonardo da Vinci, por Water Isaacson (caso você queira adquirir o livro, pode comprar pelo meu link de afiliados Amazon, tanto a versão física quanto a versão para kindle).


Apesar da leitura intensa, com bastante detalhes e uma linha do tempo que confunde, consegui terminar! Eu sei, são muitos séculos que nos separam, nem tudo é claro por conta da falta de documentação e alguns fatos são melhores contados quando separados por tema do que se seguido a linha temporal com rigor - mas eu vou reclamar sim porque, de fato, a forma como os capítulos são divididos me atravancou a jornada de leitura. É justo mencionar que leio antes de dormir, o que também influencia a maneira de ler e o que se busca em uma leitura.


Mas não se engane, pessoa que me acompanha aqui, o livro é bom: contém muitos detalhes sobre a vida do Leo, contextualiza historicamente os fatos quando necessário, o autor te mostra os detalhes das pinturas (assim como explica técnicas utilizadas) e seu processo de idealização, conta tretas históricas (essa pra você, fofoquita) e ainda comenta sobre outros pintores da época quando a história desses se cruza com a do Da Vinci.


O que me fez ler essa bíblia Leonárdica de 832 páginas? (talvez você queira me perguntar). Pois bem, foi uma ideia que botei na cabeça de produzir bordados sobre pessoas que marcaram a história e me inspiram de alguma forma. Foi a forma que encontrei de praticar, desenho, criar e experimentar formas de bordar, de me descobrir nessa arte e não ficar apenas reproduzindo riscos (o que também gosto de fazer).


Porém, quando comecei a idealizar o material, me pareceu leviano bordar umas coisas sobre essas figuras que eu conhecia parcamente e tinha visto poucas coisas sobre elas - detalhes, fatos curiosos, leitura de uma ou outra coisa, documentário, etc. Assim, fiz o óbvio e iniciei minha pesquisa, reunindo bibliografias, documentários e produções que me contassem um pouco mais sobre quem eu estava, tão faceira, usando de espelho pra algumas áreas da minha vida. O primeiro que escolhi para essa jornada foi o clichezão que criou a pintura mais famosa do mundo, além ser um ótimo naturalista, biólogo, engenheiro, físico, geólogo e matemático. E ainda se vestir bem. E ser extremamente social. E ser amigo dos ricos e dos pobres. E ter uma curiosidade sem fim.


Terminei o livro no final de janeiro de 2024. Assisti 3 documentários sobre Da Vinci e sua obras. Olhei sites e documentos que tratassem sobre suas obras e sua vida. Estudei (um pouco) as obras e invenções dele, comprei um livro infantil com reprodução em madeira de suas criações. Fiz tour virtual por museus onde estão sua obras. Comprei uma camiseta com a estampa do homem vitruviano. Foi uma jornada interessante.


Agora em abril de 2024 começo a pensar quais bordados farei e como será a execução de cada um deles (material, uso, quais momentos, quais obras e quais fatos utilizar). Para acompanhar minha jornada na criação dos bordados, basta seguir a #vivadavinci e seja bem-vindo nessa grande desculpa que eu inventei pra mim mesma pra sair do celular e ir fazer algo mais interessante com meu tempo.


Capa: Foto de Angelo Casto na Unsplash. Obrigada, Angelo!

bottom of page