top of page

Visita à Caverna da Pedra Lisa

Domingo, dia 29, foi o dia que em um projeto finalmente começou entrar em ação.

Paisagem do 3º planalto paranaense, com colinas que somem no horizonte. paisagem com vegetação natural e plantação de eucaliptos

Desde que me mudei para Francisco Beltrão, tenho vontade de explorar a região, principalmente as cavidades que aqui existem. São cavidades no basalto, bem diferente das que existem na RMC, formadas no calcário.


Era para sermos um grupo de 5, mas terminamos indo em dupla, eu e Cláudio, um morador que explora a região em buscas de suas belezas e potencialidades. O trajeto é rápido, coisa de 1h, sem maiores obstáculos.


A caverna é pequena, mas muito bela e com presença antrópica demarcada. Sua boca é um abrigo enorme e palco de manifestação religiosa - com santos, flores e oferendas - já seu desenvolvimento linear, é um túnel baixo, marcado pela presença de sedimentos de terra. Escorre no teto do abrigo pequenas cascatas de água que são muito delicadas e deixam a paisagem bem tolkiana (parece um local de Valfenda). Foram encontradas diversas espécies de aranhas, uma borboleta, uma mariposa e um opilião.



O passeio foi curto mas bem bacana, eu não estava totalmente equipada no dia, então não me arrisquei a explorar com muito afinco. Entretanto, foi um bom começo, ainda mais por ser algo que eu esperava a tanto tempo que acontecesse! Desde que vim pra cá, tenho vontade de explorar a natureza da região, mas sozinha, sendo mulher e não dirigindo em BR, fica complicado ir sem companhia. Espero que a nova parceria firmada renda muito conhecimento e vivências incríveis nesse lugar que estou aprendendo a chamar de lar (afe, olha essa rima chinfrim).


Encaminhamentos:

- mapa demarcando o trajeto

- mapa de pontos

bottom of page